quarta-feira, 8 de agosto de 2012



Reflexões de Peregrino

"That´s one small step for a man, one giant leap for manking"
Neil Armstrong




Pela primeira vez tentarei dissertar sobre algo que me é particularmente grato, peregrinação..
Nunca escrevi livro destas áreas, e neste trabalho, após um percurso de vários anos, passeei, viajei, andei e muito caminhei.. Só, acompanhado, em grupos familiares e de desconhecidos, aceitei um desafio de peregrinar, durante mais de 10 anos conheci monte, serra, alcatrão e seara, planície e bosque.. Suei uma bela estopa, fiquei molhado e algum frio, sede e apetite voraz, partilhei com amigos e desconhecidos, um trajecto, conquistei amizades e até inimigos, invejas também e orgulho, glória e muitas lições... O meu peregrinar nem diferente é, não vi deuses, santos, nem mesmo alucinações deslumbrei, vi sim, campo, flores, queimado e preto de incêndio apagado, fui saudado de muitas maneiras, efusivamente e sem interesse, mas por lá passei e deixei senda de andar a pé por um trilho que considerei divinal e sempre, sempre fiquei com vontade de lá voltar..

A peregrinação em termos descritivos,em termos vivência tem sido abordado exaustivamente de muitas formas, religioso, esotérico e até fantasmagórico, obras muito bem escritas, maravilhosamente descritas e até sonhadas.. e eu que nem escritor sou, o que vos poderei trazer...
Não pretendo transmitir o que passei e não passei de sofrimento, de divertimento e estimular a compaixão, sobrelevar o acontecido e o conseguido, pois o que fiz e mais quero fazer é apenas andar, igual a outro, criança, velho e entrado como eu..
A dissertação que  irei tentar escrever e partilhar será apenas uma autêntica viagem com excitação, ansiedades passadas, frustrações, objectivos alcançados e nem por sombra sonhados, acreditar em nós próprios, habilidades e capacidades conquistadas, bolhas nos pés esquecidas e tratadas, dores aqui e acolá tão dextras e sublimadas, gastronomia conhecida, águas divinais bebidas em fontes esquecidas, algumas confidências, um tempo, momentos e claro muita excitação, muitas palavras, muitos pensamentos, muitos e muitos sonhos.

Escrever as "Reflexões de Peregrino" tentarei que seja divertido, como se de férias grandes se tratasse, quebras das rotina, quebra da pasmaceira do nosso quotidiano, com momentos difíceis, e quem vos relata apenas um ente igual a tantos outros com palavras doces e amargas e com uma intenção de partilha o meu amor que tenho pelos trilhos, pela vida e quem sabe pela partida.. Convido a todos a me acompanhar e a pouco e pouco desfrutar uma leitura sem dores, sem mágoas, mas com entusiasmo e com cor...
O meu peregrinar cursou por várias épocas, em períodos que mal havia albergues, onde o trajecto nos obrigava a pernoitar em sítios de improviso, hoje alguns pontos de abrigo, lindos nasceram, mesmo em Portugal, porém sempre vos digo que aceito que gentes por questões que me ultrapassam tenham de procurar hotéis ou outros pontos.. Um albergue é um recurso digno e de louvar e o sugiro ao peregrino, não é um hotel, nem pensão, nem celeiro ou eira, em geral é um local digno em que o peregrino deverá respeitar e o fazer mais seu.. A noite em que se chega a um albergue, esse espaço será tão digno como a sua casa durante esse tempo...

Neste prefácio talvez nem tanto, apenas vos direi, vou descrever uma viagem, um guia de reflexão, a ideia do peregrinar, o destino, a meta,a preparação, as imensas dúvidas e, ainda tantas tenho, o confronto, a partilha, o doer bem no fundo, o chorar e a alegria, os sorrisos, o sentir-se renascido, criado e crescido, irmão e irmanado, até os identificamos os que nem gostam de nos ouvir, de nos sentir por perto, quando chegamos com um tom de pele de peregrino, com um andar mais acelerado, com mais paciência, com mais tolerância e compreensão, por criança, adulto, velho e também pelos sem razão..  Até os que nos odeiam, os vemos com outros olhos e até temos pena deles, sofremos e somos sofridos, temos sangue da mesma cor, nos dói tanto como outro qualquer e também gostamos de ser amados como os amamos também e lhes perdoamos...

O desafio está lançado, o meu escrever será uma tentativa de dar sem nada pedir (voto de peregrino), e amanhã ou depois vou escrevinhar mais, as minhas "Reflexões de Peregrino" num espaço de Palavras Soltas de Peregrino...

Obrigado pela vossa atenção
manuel vazquez



Sem comentários:

Enviar um comentário